Depois de poucas semanas desde a primeira reunião convocada pelas autoridades do município para discutir um programa de prevenção contra as drogas em nossa cidade, muitos progressos foram feitos. Abaixo nossa entrevista com o pastor Milton Lucas, da Comunidade Vineyard, um dos integrantes da comissão.
JC: Quais foram os progressos da comissão desde a primeira reunião?
ML: Com certeza a maior conquista foi a união dos vários segmentos da sociedade em torno de um projeto tão importante. Autoridades, comerciantes, igrejas, instituições públicas e privadas, munícipes, enfim, a cidade como um todo, abraçaram a campanha anti-drogas. Do ponto de vista prático, criamos o nome e o logotipo da campanha, centenas de crianças e pais receberam palestras sobre o tema, um convênio para tratamento no Esquadrão da Vida de Bauru foi assinado, um grupo de apoio às famílias e adictos foi inciado na cidade, diversos órgãos de imprensa foram visitados e têm divulgado nossa iniciativa, várias peças de comunicação estão na rua, entre elas, adesivos, faixas, outdoor e a celebrada camiseta “Piratininga Contra As Drogas”. Além disso temos um jornal específico da campanha que será lançado neste final de semana.
JC: O que mais pode se esperar desta campanha?
ML: Neste primeiro momento nosso objetivo é mobilizar a cidade. É para isso que as peças de comunicação servem. A mensagem é clara: nossa cidade se importa com o problema das drogas e estamos nos unindo contra ele. O segundo passo, que já começou é a conscientização e a informação. As palestras e o jornal têm um papel fundamental nisso. Outros passos estão sendo avaliados. Queremos fomentar atividades culturais e esportivas que possam também atuar como elemento preventivo, oferecendo alternativas de lazer sadio para nossos adolescentes e jovens.
JC: A criação do COMAD também é uma das iniciativas desta comissão?
ML: O Conselho Municipal Anti Drogas é uma combinação de iniciativa do governo municipal e da comunidade. Estamos felizes pela iniciativa da Prefeitura, pelo apoio da Câmara e também com a prontidão com que os representantes de vários segmentos aceitaram o convite para integrar o conselho. A boa notícia é que o COMAD chega com a campanha a pleno vapor e nossa expectativa é que seus dirigentes possam ampliar o seu alcance e sua eficiência.
JC: Piratininga precisa mesmo de uma campanha deste porte?
ML: As drogas estão presentes na cidade, temos razões para nos preocupar, mas, Piratininga não está tomada por elas. Vemos a polícia e do judiciário empenhados na repressão. Nosso trabalho é para preparar famílias, e especialmente nossas crianças e jovens, para resistir à persuasão das drogas. Uma dos focos, por exemplo, é lutar contra o abuso de drogas lícitas - cigarro, álcool, etc – entre adultos e o combate ao consumo por menores.
JC: Como se deu seu envolvimento e quais suas expectativas?
ML: Atendi imediatamente o convite das autoridades, pois entendo que está é uma luta não contra as drogas simplesmente, mas a favor da vida, da família e da paz. Como cristão e como pastor, acredito que a grande resposta para o ser humano está em Deus, e que caminhando na direção que estamos indo em direção a Ele e à Sua vontade pra nós.
JC: Como será o lançamento oficial da campanha?
ML: Marcamos o dia do desfile cívico de aniversário da cidade como a data oficial, com o lançamento do jornal, mas na verdade a campanha já está na rua e a população já vestiu a camisa.
(Entrevista publicada no Jornal da Comunidade, 2a. quinzena de maio de 2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário