quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SEMEANDO E COLHENDO | Programa de Prevenção para Escolas da Horta da Comunidade



A Horta da Comunidade, parceria entre Vineyard Piratininga e Prefeitura Municipal, no tratamento de dependentes químicos começa também um programa de prevenção voltado para estudantes. O "Semeando e Colhendo" traz estudantes para cuidar da horta e ouvir uma palestra sobre a importância das decisões que tomamos na vida. No programa-piloto, 40 alunos do 6o. ano do Colégio Educare, divididos em duas turmas, passaram pela horta. Informações pelo fone (14) 3265-1818 ou pelo email secretaria@vineyardpiratininga.com.br

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO = CARINHO + LIMITES

por Milton Lucas

“Educar é buscar o equilíbrio entre carinho e limites. Este equilíbrio encontramos em Deus” foi o resumo da palestra de Cris Poli, a Super Nanny, em sua visita à Piratininga há duas semanas. Ela já visitou mais de cem lares nas oito temporadas de seu programa e hoje mais de trinta mil famílias estão na fila de espera.

A verdade é que os pais estão perdidos. Ninguém sabem o que fazer! Uns perderam totalmente a estribeira e partiram para agressão física. Outros, cruzaram os braços e largaram seus filhos aos “Deus dará” ou então resolveram paparicar e agradar seus filhos, na tentativa de trazer a tão sonhada paz na família.

O resultado desta não-educação dos filhos é um caos. A violência e os maus-tratos desencadearam a violência que impera em muitos lares e se espalha pelas ruas, pelas escolas e por toda parte. A omissão ou a “bajulação” dos pais em relação aos seus filhos tem formado crianças que não respeitam e não reconhecem nenhuma autoridade e, portanto, fazem o que querem e quanto querem.

Um dos sinais mais evidentes deste desmando dos pais está na escola. O tempo que deveria ser gasto na capacitação mental e cultural dos nossos jovens hoje é gasto na separação de brigas ou na elaboração de estratégias para manter os alunos dentro da escola. O policial militar que ficava cuidava do respeito à faixa de pedestres na porta da escola, está agora dentro da sala de aula tentando conter a furia dos alunos.

Os pais desesperados esperam que o delegado, o policial militar, o conselho tutelar, o conselho antidrogas, os professores, a igreja ou quem quer que seja assuma a responsabilidade pelos seus filhos, pois não sabem mais o que fazer.

No mesmo evento que a Super Nanny falou em Piratininga para cerca de trezentos formadores de opinião, à convite do Conselho Municipal Antidrogas, ouvimos um delegado regional, uma neuropsicóloga e um diretor de comunidade terapêutica. Nossos quatro palestrantes foram unânimes em dois aspectos: a transformação de nossa sociedade passa obrigatoriamente pelo restabelecimento do papel dos pais e pela retorno das famílias à busca por Deus.

Não existe solução fácil, não existe uma receita milagrosa. O que existe é o empenho diário, constante e deliberado de dar carinho e limites de forma equilibrada para nossos filhos. A referência para este equilíbrio está em Deus, que revela-se nas Escrituras Sagradas como o Pai Nosso, que ama, mas que também corrige.

Está escrito em Provérbios 22.6 “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Só podemos ensinar um caminho que já conhecemos. O primeiro passo para qualquer mudança na realidade das famílias é um retorno ao Caminho de Deus.

Milton Lucas é pai de três filhos, pastor da Vineyard Piratininga e presidente do Conselho Municipal Antidrogas


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Campanha de Piratininga viaja o mundo



Raphael Costa, músico da Vineyard e diretor do Projeto A Gente Pira, no Hawaii, com a camiseta Piratininga É da Paz

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

“Super Nanny” fala aos pais no “Piratininga é da Paz”

Piratininga – Milhares de pessoas na luta pela paz e contra as drogas. Com esse objetivo, há cerca de um ano e meio, autoridades de Piratinga se uniram para mobilizar toda a cidade na campanha “Piratininga é da Paz”. A segunda edição da ação foi realizada neste domingo e contou com um reforço especial da educadora Maria Cristina Poli, conhecida por seu programa na TV, “Super Nanny”. Cerca de três mil pessoas participaram do movimento.
“No início, a marcha tinha a cor vermelha como tema e recebeu o nome de “Piratininga contra as drogas”. Mudamos para “Piratinga é da Paz”, com a cor azul, porque a nossa luta é a favor da família, cidadania e uma série de valores importantes para a sociedade. Além de ser uma manifestação de cidadania, o movimento também é de fé. Exemplo disso é a união e o apoio das igrejas”, relata Milton Lucas, presidente do Conselho Municipal Antidrogas.

Segundo Milton, embora os resultados de uma campanha contra as drogas apresente resultados de médio a longo prazo, é visível que a atitude das pessoas mudou desde o início da campanha. Até mesmo na busca por ajuda e na diminuição do uso de entorpecentes. “A Super Nanny veio para ajudar no trabalho com as famílias. Não existe prevenção sem chegar antes na família. Com o seu conteúdo, ela ajudou a capacitar nossos formadores de opinião no II Fórum Municipal Antidrogas. Tais profissionais atuam nas escolas, por exemplo”.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru, 02/10/2011

MARCHA DA PAZ 2011

Marcha da Paz, realizada no dia 2 de outubro de 2011, com concentração na Praça do Turista e a participação especial da educadora Cris Poli, apresentadora do programa Super Nanny do SBT. Apresentações musicais do Coral da Paz e do projeto A Gente Pira.

II FORUM MUNICIPAL ANTIDROGAS

II Forum Municipal Antidrogas, realizado no dia 1o. de Outubro de 2011, no Richard's Festas e Eventos, com o tema "Prevenção e Família" tendo como palestrantes:
- Dr Benedito Antonio Valencise, Delegado Diretor da Deinter 4
- Dra Mirella Cardia F. de Lima, neuropsicóloga
- Edmundo Chaves, diretor executivo do Esquadrão da Vida de Bauru
- Cris Poli, educadora e apresentadora do programa Super Nanny do SBT